Sua historia de amor começa em uma cela de prisão onde esperava a sua execução. Bispo Valentim lutou contra ordens do império durante a idade media que proibia o casamento durante as guerras por acreditar que homens solteiros seriam melhores combatentes. Em segredo todas as noites realizava os casamentos em uma pequena sala nos fundos de uma capela.
Quando a pratica foi descoberta Valentim foi preso e condenado á morte e foi onde começou a tradição dos presentes. Em sua cela todas as manhas inúmeros bilhetes com a frase “Ainda acredito no amor” eram levados para ele por jovens casais ou ainda soldados solteiros que o admiravam pela força e coragem com que defendia o casamento e o amor.
Todo o dia quem levava sua comida e, como ordem do império, recolhia os cartões, era a filha de seu carcereiro. Uma jovem cega que se tornara seu grande amor. Nem a igreja nem o império conseguiu abafar ou fazer esquecer seus atos durante seu cárcere; Todos os dias mais e mais cartões e presentes eram atirados dentro da pequena cela; E o amor de Valentim crescia pela jovem menina, que foi identificada em uma carta como “minha pequena luz”. Diante disso sua execução foi marcada para dia 14 de fevereiro, data em que os pássaros buscam seus parceiros; Inúmeras espécies de pássaros tem apenas um parceiro em toda a sua vida o que acabou fortalecendo e dando mais simbolismo a data. Horas antes de sua execução Valentim tornou-se São Valentim. Tocou os olhos da menina que aprendeu a amar e em uma prece silenciosa devolveu-lhe a visão.
No dia e, anos depois na mesma data de sua execução o amor passou a ser celebrado. O amor verdadeiro seja ele entre casais ou amigos, filhos e pais ou alguém a quem se é grato.
Nos Estados Unidos onde a tradição ainda é forte, os cartões e doces são parte indispensáveis desse dia. Nos anos 70 um doce popularizou-se como presente para essa data. O cupcake. Então celebremos o dia de São Valentim, Celebremos ao amor com o doce sabor dos Cupcakes do Spaço Delicia!!!
Desejo a todos um dia doce e de muito amor!
Beijos, Bruna.
spacodelicia@gmail.com